• Please Wait . . .

Posted by : wagner elias 30 abril 2014

 Tá certo, então você passou não sei quantos meses pesquisando, elaborando, escrevendo e, por fim, concluiu seu maravilhoso roteiro, um verdadeiro fruto da genialidade humana. Ok, mas aí você percebe que passou tanto tempo pensando no enredo que acabou negligenciando um elemento imprescindível para qualquer história que se preze: os personagens.

   Os personagens são a grande atração da história, sem eles não haveria sentido um enredo bem construído em um cenário magnífico. Sim, toda boa história precisa de bons personagens, mas construí-los não é uma tarefa fácil. Por isso vou dar hoje uma valiosa dica para você que quer construir personagens interessantes capazes de estabelecer conexões com o leitor provocando nele emoções, questionamentos, sensações... enfim, personagens marcantes para fazer a leitura valer a pena.
  Os personagens de uma história podem ser redondos ou planos. Vou falar de cada um deles aqui e agora:

  Personagem plano
  Imagine personagens corriqueiros como o velho ancião da vila, o chefe chato ou a garota indefesa que pede ajuda na estrada. Todos estes são estereótipos que aparecem em quase toda história. São personagens planos cujas personalidades são rasas e simplórias. Se você quer um personagem sem muita importância que serve apenas como intermediários entre o cenário e os personagens principais use estes estereótipos e construa personagens planos.

  Personagens redondos
  Agora é que a coisa pega. Na hora de criar os personagens importantes da história você precisa ir além dos estereótipos e enriquecê-los com características singulares e amplas. Como eu já mencionei, essa é uma tarefa difícil e ninguém vai desempenhá-la por você, mas alguns métodos podem ajudá-lo na hora de aprofundar a personalidade dos seus personagens tornando-os tão interessantes quanto o leitor espera, ou até mais que isso.

  O método que vou apresentar aqui foi desenvolvido por mim mesmo ao qual dei o nome de Método das personalidades temáticas e consiste simplesmente em escolher um tema para definir as personalidades.
  Vamos ver então alguns possíveis temas que podem ser usados para enriquecer a personalidade tornando seus personagens bem redondinhos:
 Mania
  Sim, eu sei, mania é um distúrbio mental e é coisa séria. Mas tem algumas manias bem esdrúxulas e não há nada de mal em usá-las como base para criar seus personagens. Claro, você não precisa deixar explícito na história que o personagem tem tal mania, use-as apenas como base para as ações deles. Tsugumi Ohba, autor de Death Note e Bakuman é um exímio utilizador desse método. Já percebeu como seus personagens sempre possuem alguma mania estranha que geralmente está ligada à sua personalidade?
Então, segue a lista de manias estranhas que podem definir e engrandecer seu personagem:
  -Gamomania- obsessão em fazer pedidos de casamento
  Imagine um personagem assim. Ele não pode ver uma garota que imediatamente está pedindo-a em casamento. Embora consiga se concentrar em outras coisas, na presença feminina perde o controle e de repente puxa do nada um buquê de flores ou uma aliança.
  -Onomatomania- desejo por reproduzir sons repetidamente
  Essa mania muitos personagens de Oda possuem. Aqueles que repetem o tempo todo algum som estranho como huohuohuo ou ieieie. Mas, se você fizer com que essa mania atrapalhe algumas atividades do personagem pode gerar situações bem interessantes.
  -Clinomania- desejo incontrolável de permanecer na cama
  Sabe aquele momento que o despertador toca e você acorda sabendo que tem um compromisso, mas a vontade de permanecer na cama domina seu corpo? Pois é, os clinomaníacos tem isso o tempo todo e potencializado. Ao contrário da maioria das pessoas, o cérebro deles entende que a posição horizontal é ideal para seu corpo. Imagine agora um personagem que não consegue sair da cama mas é viciado em viagens. Sua criatividade é o limite.
  -Enosimania- acreditar constantemente que pecou
  Um personagem que não consegue fazer nada sem achar que está cometendo um pecado. Lembre-se que as contrariedades enriquecem ainda mais seu personagem. Imagine então um assassino ou uma prostituta com enosimania.
  Ablutomania- mania de se lavar
  "Oh não, toquei em um corrimão, preciso me lavar agora!!!" "Droga, você me tocou com suas mãos. Preciso encontrar uma pia!" Ha ha ha... Um personagem insuportável, sem dúvida.
  Abulomania- indecisão patológica
  Acho que a maioria das mulheres são assim. Mas o abulomaníaco vai além da simples indecisão. Quem sofre dessa patologia não consegue decidir entre sentar de pernas cruzadas ou abertas, entre ir de escada ou de elevador, entre entrar como pé esquerdo ou com o direito. Isso realmente pode determinar um estilo de vida.
 O Animal em Você
Roy Fainson, em seu livro "O Animal Em Você" argumenta que em todos os ecossistemas da Terra sempre surge um mesmo padrão de 50 espécies e que também se manifestam no ser humano. Com base nesse estudo foi desenvolvido um teste de personalidade online que permite identificar que tipo de animal se manifesta em você. Ao criar seu personagem você pode realizar o teste respondendo às perguntas como se fosse o próprio personagem e no final verá o resultado. Isso pode ajudar até mesmo na construção da aparência física.
  Abaixo listei algumas das personalidades que encontrei fazendo o teste diversas vezes:
-Vaca
Você adora seus amigos e acha fundamental estar em boa companhia. Odeia ficar à toa em casa - falta calor humano, bate até uma depressão. E o que isto tem a ver com as vacas? Ora, uma pesquisadora da Universidade de Northampton concluiu que as vacas também têm melhores amigas e não gostam nem um pouco de ficar sozinhas!

-Abelha
Você é levemente pessimista e não vê o mundo em tons de rosa. Tem receio das coisas diferentes e concorda que, quando a esmola é muita, o santo desconfia. Resumindo, você é como as abelhas. Pois é, pesquisadores da Universidade de Newcastle concluíram que as abelhas são pessimistas e algumas de suas ações são ligadas à depressão.

-Galinha
Você gosta de coisas bonitas, boas de se ver. O mundo está cheio de feiúra e você prefere o esteticamente perfeito, o socialmente aceitável. Beleza interior é legal, mas a exterior também é importante. Convenhamos, de superficial todo mundo tem um pouco - até as penosas! Pesquisadores da Universidade de Estocolmo fizeram testes e bateram o martelo: galinhas preferem gente bonita.

-Tubarão branco
Você é cool, fica na sua e não se mete na vida dos outros, exceto quando é provocado. E, claro, não dispensa uma boa trilha sonora - principalmente aquelas músicas que colocam qualquer um para cima. E o que isso tem a ver com o temido tubarão branco? Um operador de barco australiano acabou descobrindo sem querer que os bichinhos são loucos por rock e ficam até mais amigáveis quando escutam AC/DC! Duvida?

-Orangotango
Você gosta de ver e ser vista. Confessa, vai - é até um pouco exibicionista, não é não? Calma, também tem qualidades: você é uma pessoa observadora e está atento ao que acontece ao seu redor. Um pouco voyeur? Mas quem não é? Até os orangotangos são. Cientistas australianos descobriram que eles gostam de ser observados e de observar também. Quer dar mais uma espiadinha neste estudo?

 Personalidade das Cores
Elaine Marine, pesquisadora de cromoterapia, em seu livro Cromoterapia - Dicas e Orientações de Como as Cores Podem Mudar a Sua Vida, alega que as cores podem refletir a personalidade das pessoas. Ela argumenta:

“as cores influenciam na personalidade de acordo com a preferência. A primeira cor de preferência de uma pessoa refere-se aos aspectos da personalidade real dela, ou seja, como ela se mostra para os outros. A segunda cor de preferência refere-se aos objetivos da vida, ou seja, o que se almeja da vida. A cor que a pessoa não gosta refere-se às frustrações da vida. Mas é importante destacar que as cores preferidas mudam de acordo com o momento emocional da pessoa”.


Com isso em mente porque não criar personagens com base nas cores que predominam em suas preferências? Abaixo disponibilizo uma lista de cores analisadas segundo a óptica da escritora mencionada acima. Copiei essa lista do blog da revista WebMotors que aplica a teoria à escolha de carros, por isso fiz algumas alterações no texto:

-Vermelho: motivação, persistência, vontade e paixão são algumas das características que definem essa cor. Essa cor indica que você tem iniciativa, disposição e energia para agir, resolver problemas, criar soluções e viver de forma intensa. Você gosta de chamar a atenção e parecer forte. Outro traço é a tendência de ser rancoroso, briguento e, às vezes, expressar-se com raiva ou agressividade.


-Laranja: coragem, desejo de aventura, criatividade, confiança e necessidade de transformações na vida estão na alma dos apaixonados por essa cor. Divertida e entusiasmada, a pessoa de personalidade laranja costuma ser a companhia que todos querem por perto. essa personalidade denuncia também uma tendência ao exibicionismo e desejo de controlar pessoas e situações.

-Amarelo: otimismo, esperança e atração pelo conhecimento refletem o temperamento dos que optam pelo amarelo. Em geral o personagem de personalidade amarela tende a ser jovial, alegre, original e capaz de tomar decisões segundo suas próprias idéias. Tem de se ficar atento, porém, à propensão ao isolamento e ao comportamento vingativo.

-Verde: calma, tranqüilidade e busca do equilíbrio traduzem os fãs do verde. É uma cor associada também à natureza e ao ambiente harmônico. Optar por esta cor pode denotar pessoas que se importam muito com a segurança, que preferem o anonimato e buscam a justiça. Por outro lado, o espírito livre e cooperativo tende, às vezes, a contrastar com a avareza, a indiferença e a estagnação, ou seja, pessoas que não dão ponto sem nó.

-Azul: “eu quero paz!”. Este poderia ser o lema dos amantes do azul, que preferem a quietude, a tranqüilidade e são mais voltadas para a razão do que para a emoção. Desconfiar de que a vida é mais do que ela apresenta, ser reflexivo, sereno e leal são qualidades que também podem estar presentes nesse perfil. Ter inclinação ao devaneio, à solidão e inação são posturas que estão do outro lado da balança.

-Roxo: respeitar a si mesmo deve ser a principal virtude dessa cor, além de dignidade, auto-estima e dons criativos. O roxo remete à prosperidade e à criatividade. Sendo a cor típica da realeza, sugere o gosto pelo nobre e pelo sublime. O lado negativo está no orgulho exagerado, na arrogância e em uma falsa concepção de superioridade sobre os demais.

-Magenta: maturidade aliada à capacidade de amar são os potenciais dessa cor, que une também dedicação, comprometimento, capacidade de compreensão e habilidade para administrar quaisquer assuntos. Sensual e afetuoso, dificilmente um apaixonado por essa cor é do tipo que arruma confusão. O aspecto negativo do magenta pode acarretar arrogância, desejo de monopolizar os outros e egoísmo.

-Branco: clareza, verdade, pureza, paz e limpeza são alguns das qualidades que podem ser encontradas na personalidade branca. Por captar a energia solar, o branco é vibrante e estimula os sentidos. Em seu aspecto negativo, pode representar inclinação à monotonia e à dispersão.

-Marrom: estabilidade é a principal característica dessa cor. Associado à terra, o marrom pode simbolizar o desejo de construções sólidas, de bases firmes, enraizadas. Por ser o resultado do preto com o vermelho, o marrom abarca também características das duas cores: autoridade, motivação, comprometimento. Pessoas que preferem essa cor são dedicadas ao trabalho, aos amigos e à família, além de terem a capacidade de ir fundo em qualquer situação, de forma simples. No lado negativo, pode significar insegurança e instabilidade.

-Dourado: o dourado está, historicamente, associado à realeza, à prosperidade. Como cor quente, favorece as emoções, o ardor, indicando um temperamento estimulante e excitante. As cores luminosas indicam também uma postura mais otimista frente à vida. O lado não tão glamoroso dessa escolha por ser a busca exagerada por status e a necessidade de provar.

Fica a dica: Quando for definir a personalidade dos seus personagens, utilize o método da personalidade temática para facilitar o processo.


Bônus 1: Lista de outros temas que você pode usar:  
Horóscopo
Tipos de chocolate
Formato dos olhos
Tipos de carro

  Bônus 2: Você pode também usar este site que possui um excelente teste de personalidade:
http://www.16personalities.com/br/

  Como é muito difícil responder um teste pra cada personagem você pode usar a lista abaixo para definir a personalidade que você desejar. O teste faz combinações entre esses diferentes tipos de tendência, cada uma representada por uma letra. Clique em Descrição de tipos e veja o diagrama com todas as 16 combinações possíveis.

E-EXTROVERSÃO    I-INTROVERSÃO
S-PERSPECTIVO      N-INTUITIVO
T-RACIONAL            F-EMOCIONAL
J-JULGADOR             P-EXPLORADOR

  Pra finalizar, como de costume com um assunto nada a ver:
Imagine Zumbis na Copa, de Felipe Castilho e Tainan Rocha, é a graphic novel que inaugura o selo GiBiz da editora Giz.
O que isso significa? Ao que parece, temos um novo selo de quadrinhos nacionais pintando na área. Não será uma oportunidade para os quadrinistas novos? Sei não...

Leave a Reply

Subscribe to Posts | Subscribe to Comments

Bem Vindo

Dracomics Shonen

Dracomics Shonen
Compre agora

Cellatrix

Cellatrix
Leia o novo oneshot do grupo Gibitales!

Leia

Parceiros

Quantas pessoas perderam tempo acessando essa página

Gostei

Seguidores

O que rola no Catarse

Muita gente viu isso aqui:

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Gibitales -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -