• Please Wait . . .

Posted by : wagner elias 26 março 2014

"Evite chamar as pessoas de idiota porque, no final da história, o idiota pode ser você"
(Rafinha Bastos)
Recentemente me deparei com um caso interessante em um grupo do Feissibuque. Uma briguinha besta entre duas pessoas: o crítico e o criticado. Cara, pra que isso? Tem gente que envergonha a raça humana, viu?
Eu já falei uma vez aqui sobre a postura de desenhistas que são apáticos a críticas. É, tem muita gente por aí que incorpora a Vera Verão quando recebe uma crítica. Mas será que às vezes a gente não pega pesado demais não? Por isso resolvi falar um pouco hoje sobre o outro lado da moeda.


Como fazer críticas sem ofender?
Como estou me concentrando em situações específicas que envolvem particularmente os meios desenhísticos , em especial as relações via redes sociais, vou me limitar a exemplificações que caibam nesse perfil, mas no geral serve pra qualquer situação. Então fique atento pra essas dicas antes de fazer uma crítica a um colega desenhador. A menos, é claro, que você não se importe em fazer coleção de inimigos.

Primeiro tente definir sua motivação. Qual a sua intensão? Ajudar a pessoa a melhorar e ter sucesso em algo ou ridicularizá-lo em público para que sirva de exemplo? Você está preocupado com a pessoa ou está revoltado com ela? Se você não tem boas intenções os resultados não vão ser bons.
Depois disso você precisa procurar o melhor momento e lugar pra fazer isso. Se você tá numa comunidade aberta e se depara com algo que merece ser criticado, será aquele realmente o melhor lugar pra fazer isso? Talvez sim, mas é preciso pensar antes. Quem sabe sua crítica seja recebida com mais empatia se você a fizer por meio de uma mensagem particular, sem expor a pessoa.
Mesmo assim, talvez seja melhor falar ali mesmo, em público, para que a ajuda seja expandida a terceiros. Nesse caso, seja cordial. Sim, a cordialidade é sempre bem vinda. Tente preceder sua crítica com um breve elogio sincero. Mas não confunda sinceridade com falsidade; só elogie o que realmente for digno de elogio.
É importante também saber qual o alvo da crítica. É preciso deixar claro que o que está errado não é a pessoa, mas o seu comportamento ou atitude. Mesmo que a pessoa seja um completo idiota que não tem outro jeito senão a morte, você não tem o direito de ofender. E se ele embrabece e te desrespeita, continue tratando-o com cordialidade e respeito, sempre com franqueza e não com ironia. Mesmo estando certo você perde sua razão quando perde a compostura, portanto mantenha a classe. Muitos confundem sinceridade com falta de educação. Ser sincero é falar a verdade quando necessário e saber respeitar o limite do outro, mesmo que às vezes dê a maior vontade de esculhambar um idiota.
Não faça parecer que você é superior. Ninguém gosta de se sentir humilhado, então demonstre que você também está sujeito a cometer erros e disposto a receber críticas. Palavras como "eu costumava fazer assim também" ou " você não é o único" podem abrir portas para uma crítica bem sucedida.
Seja direto. Não faça rodeios nem use muito eufemismos pois assim pode ficar difícil para a pessoa entender que você está falado dela. Alguns camuflam a crítica com humor, mas isso pode tirar o valor da crítica transformando-a em uma brincadeira trivial, ou pior, pode parecer chacota.
Enfim, pense bem antes de criticar, ou encare as consequências.



Agora, uma lista de coisas que tenho muita vontade de ofender, mas me seguro:

Falsa modéstia - Pessoas que fazem um desenho mais ou menos e, pra diminuir as expectativas, postam com um comentário modestinho: Fiz enquanto almoçava. Aaaaaaaaaaa tá.
Didi & Lili - Geração Mangá - Esse não dá pra ser ofendido por ser em si mesmo uma ofensa.
Prêmio melhores do ano do Faustão - Fico tentando imaginar como seria um Framboesa da Globo.
Meu contracheque - Sem comentários.

{ 4 comentários... read them below or Comment }

  1. muito bom o artigo,continue fazendo desses tipos por aqui

    ResponderExcluir

  2. Flipkart is Offering Cashback Offers Flipkart Cashback Offer You will get upto 75% Discount

    Flipkart is Offering Cashback Offers Flipkart Cashback Offers You will get upto 75% Discount

    Flipkart is Offering Cashback Offers Flipkart big billion day offers You will get upto 75% Discount

    Flipkart is one of the biggest world wide eCommerce Site so here you will getFlipkart bank offersso

    Flipkart is one of the biggest world wide eCommerce Site flipkart cashback offersso

    Flipkart is one of the biggest world wide eCommerce Site Flipkart hdfc offersso

    ResponderExcluir
  3. Get everything about lucky patcher application here
    lucky patcher

    ResponderExcluir

Bem Vindo

Divisão 5

Divisão 5
Compre agora

Leia

Parceiros

O que rola no Catarse

Quantas pessoas perderam tempo acessando essa página

Gostei

Seguidores

Muita gente viu isso aqui:

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Gibitales -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -