• Please Wait . . .

Posted by : wagner elias 24 março 2014


Dando início à nossa seção "Dicas rápidas de quadrinhos" devo avisar que não pretendo tratar de temas do tipo "como desenhar rosto" ou "como fazer arte final", nem vou perder tempo ensinando quantas cabeças medem um corpo. Se você tá a fim de ver esse tipo de coisa procure as revistas do Mozart Couto ou do Arthur Garcia (as bancas estão cheias desse tipo de material). Em vez disso vou dar algumas dicas preciosas pra quem tá começando e que eu considero realmente úteis para a produção de uma HQ, lembrando que, embora eu adote uma estética inspirada no quadrinho japonês, as dicas mostradas aqui podem servir pra qualquer quadrinista. E na nossa primeira aula vou falar de uma técnica muito utilizada por desenhistas de quadrinhos: o estilo padronizado.
Considero dois motivos principais para a adoção desse recurso:
1- Praticidade
Veja os personagens abaixo e identifique o que há em comum entre eles:



Note que ao mudar o corte de cabelo o mesmo rosto se torna outro personagem. Isso é possível porque eu adotei um estilo simples que pode funcionar pra quase qualquer personagem. Sccot McCloud diz em seu livro "Desvendando os Quadrinhos" que "quanto mais cartunizado é um rosto, mais pessoas ele pode descrever." Os artistas de quadrinhos, tendo ou não esse conceito em mente, costumam lançar mão dessa técnica para tornar mais prático e rápido o seu desenho.

2- Fácil identificação
Você sabia que Toriyama tá produzindo um novo mangá?

Olha só, o Oda também:

Ahaaa, pegadinha do malandro!!!
Sim, os desenhos acima foram feitos pelos autores mencionados, porém não são criações deles, e sim homenagens a outros artistas (Masakazu Katsura e Hara Yasuhisa, respectivamente). Mas fiz isso pra ilustrar como um estilo pode tornar o autor inconfundível onde quer que esteja.

Akira Toriyama e Eeiichiro Oda usaram com sucesso o estilo padronizado como recurso em seus mangás. Veja que, com o mesmo rosto pode-se desenhar qualquer personagem masculino do universo de Dragon Ball. O rosto da Bulma também pode ser aproveitado pra desenhar a Chichi ou qualquer outra mulher. Crianças, velhos, homens marombados... Toriyama tem um padrão para cada estereótipo. O mesmo vale para os personagens de Eiichihiro Oda, Humiko Takahashi, CLAMP, Tite Cubo e muitos outros.

A partir do rosto do Goku você pode desenhar
qualquer personagem masculino de Dragon Ball

Onde está o segredo?
O próprio Akira Toriyama ensina em seu "MANGAKÁ, Lições de Akira Toriyama" que para definir um personagem é preciso dar-lhe muitas coisas, ou seja, caracterizá-lo.
Veja a diferença entre o caracter design de dois famosos personagens de Oda:



Ambos foram desenhados a partir do mesmo esboço, porém, um penteado diferente, olhos de sono, queixo fino e uma expressão mais malvada fazem a diferença entre Luffy e Ace. Acrescentando roupas e acessórios únicos chegamos a um novo personagem.

Portanto, fica a dica: Se você quer praticidade e um estilo único, crie um padrão para cada estereótipo. Feito isso você pode criar infinitos personagens mudando apenas alguns detalhes.

{ 2 comentários... read them below or Comment }

  1. Acho o conteúdo do posta acima bem válido, principalmente para o pessoal que está começando a fazer quadrinhos. Porém criar sua marca registrada seu traço para dar identidade aos seus personagens pode ser algo bem difícil que não acontece da noite para o dia, eu mesmo ainda estou no caminho porque ainda confundem meu traço com o do Togashi kk, mas ter uma referência não é ruim, apenas tente criar algo que seus leitores possam saber que foi você que fez. Ótimo post.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí mesmo. Não é da noite pro dia e, na verdade, é um processo constante. Veja que Toriyama mudou bastante seu traço desde Dr. Slump até hoje. Mas não adianta querer forçar, o processo é natural. Porém, ter em mente os princípios que o regem facilita bastante a caminhada.

      Excluir

Bem Vindo

Dracomics Shonen

Dracomics Shonen
Compre agora

Cellatrix

Cellatrix
Leia o novo oneshot do grupo Gibitales!

Leia

Parceiros

Quantas pessoas perderam tempo acessando essa página

Gostei

Seguidores

O que rola no Catarse

Muita gente viu isso aqui:

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Gibitales -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -