• Please Wait . . .

Posted by : rafa santos 05 setembro 2012

     Estava eu dando uma olhada em um dos meus endereços preferidos na net, o site 10paezinhos, dos gêmeos Moon e Bá, quando me deparei com o interessante último artigo:

Thumbnail
 

        Isso é o que chamam de "thumbnail" (unha do polegar na tradução literal, devido ao tamanho diminuto do desenho), um rascunho da estrutura da página de Quadrinhos. Tem todos os quadros, aonde vão os balões. Eu gosto de definir a composição, enquadramento, até o balanço de preto e branco pode ser esboçado ali. 

          Hoje em dia, faço estes thumbnails em tamanho A6, grandes o suficiente pra conter os detalhes necessários pra mostrar tudo pro editor. Muitos artistas enviam um "layout" da página, ou seja, um rascunho já na página final, em tamanho grande, uma versão bem solta do lápis. Como eu não queria enviar esta versão do lápis e esperar aprovação, porque ela demora mais tempo pra fazer e acertar proporções e composição, prefiro fazer os thumbanils um pouco maiores mesmo e enviá-los pro editor.


       Tem autores que "escrevem" seus roteiros desta forma, em rascunhos com falas. Normalmente, autores que escrevem e desenham suas próprias histórias – apesar dos roteiristas do estúdio do Marício de Sousa também escreverem desta forma – pra já resolver a história visualmente.


             Adoro Thumbnails. A história já está ali, já existe, já funciona. Agora é só desenhar.

         Não importa seu estilo, sua técnica. Você precisa mesmo é dominar esta parte, a da composição, da narrativa, do "storytelling". Isso é História em Quadrinhos.


     Caramba, eu sempre fiz isso, mas chamava por outro nome..PREGUIÇA  de fazer um roteiro elaborado mesmo hehehe. Dando uma fuçada mais profunda nesse assunto, descobri outro 'Thumbnailzador' entre os grandes nomes dos quadrinhos!


 'Thumbnail' de Bryan Lee O` Malley para o sua Obra 'Não-Mangá' mais mangá que existe, Scott Pilgrim

      Puxa vida! Será que eu penso como os profissionais dos quadrinhos ou eles é que são preguiçosos e relaxados como eu? Mais um mistério inexplicável.

     Agora, é muito legal saber do processo de trabalhos dos profissas de verdade e descobrir que não é preciso tanta frescura no aspecto 'técnico' por assim dizer, na criação de uma hq de qualidade. Como o texto dos gêmeos nos mostra, o que realmente importa é saber compor uma página, transmitir uma narrativa com clareza. Desenhos, estilos, ferramentas...essas coisas devem ser encaradas como acessórios para alcançar este objetivo. No fim, o que interessa mesmo é a produção da sua história, e não como ela foi feita!

 Segundo uns sites gringos e postagens curtidas e compartilhadas no facebook,
 essa era a mesa do monstrão Jack Kirby! Mesa de Cabra macho!!




Olha eu tentando imitar o Seu Jack! Tô no rumo?

  Depois de tantas informações motivacionais, vou continuar com os rabiscos de layout no meu caderno velho do ensino-médio! Agora sei que não é preguiça, é Thumbnail, mané!

{ 3 comentários... read them below or Comment }

  1. Sempre achei o trabalho dos gêmeos Moon e Bá característicos, únicos, e que servem de exemplo pra muitos de nós, porque eles assumiram a veia do QUADRINHO, independente de estilos. O processo de criação, o Thumbnail, eu já conhecia como rafe, ou storyboard mesmo...! Ok, posso ter me enganado no meio do processo. Mas enfim, o seu post é uma prova que todo o artista pode desenvolver um trabalho grandioso, sem a desculpa de precisar depender de um espaço maravilhoso, ou de studios monumentais. Quando o meu studio/quarto de visitas/sala de estudos estiver montado, vou fotografar e mostrar tbm X3

    Ótimo post, Rafa!! o/

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Valeu kari! Eu sempre nas paginas que sobraram dos meus cadernos, de uma forma bem tosca mesmo, mas o que importa é que esse é um processo válido nas etapas de criação! O meu 'studio' é uma mesa de plástico dessas comuns, quero ver o seu!

    ResponderExcluir

Bem Vindo

Dracomics Shonen

Dracomics Shonen
Compre agora

Cellatrix

Cellatrix
Leia o novo oneshot do grupo Gibitales!

Leia

Parceiros

Quantas pessoas perderam tempo acessando essa página

Gostei

Seguidores

O que rola no Catarse

Muita gente viu isso aqui:

Tecnologia do Blogger.

- Copyright © Gibitales -Robotic Notes- Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -